terça-feira, 20 de setembro de 2011

ALIMENTOS FUNCIONAIS E SEUS BENEFÍCIOS.


"Além de manter o nosso organismo em pleno funcionamento, determinados alimentos podem também melhorar nossa saúde física e mental e reduzir os riscos de doenças como a obesidade, diabetes, hipertensão arterial, câncer, colesterol e triglicérides elevados. " A reportagem que li é bem mais completa e foi escrita pela nutricionista Mariana Corrêa de Almeida para a revista Em dia Gourmet.
Abaixo vou relacionar os exemplos por ela citados:


SOJA: é um importante inibidor de doença, por possuir várias substancias com ação preventiva. Uma dessas substância é o fitoesterol, que reduz o risco da osteoporose, do câncer de mama, de próstata e de cólon. Os fitoesteróis amenizam os sintomas da menopausa e reduzem os níveis de colesterol. Outra substância é o inibidor de protease, que reduz o risco do câncer de cólon, da boca do pulmão, fígado pâncreas e esôfago.

TOMATE: possuí uma substância de alto poder antioxidante, o licopeno, que reduz o risco de câncer de próstata e parece reduzir também o câncer do pâncreas, intestino grosso, reto esôfago, cavidade oral, mama e colo do útero.

REPOLHO, couve, couve-flor,couve-de-bruxelas, brócolis: são vegetais que possuem substâncias chamadas glicosinolatos e estimulam a função de desintoxicação do fígado, o que favorece a eliminação de agentes formadores de câncer. Esses vegetais reduzem o risco de câncer de bexiga e de mama e inibem o crescimento de tumores em geral.

ALHO: a aliina que é transformada em alicina quando o alho é esmagado ou triturado, desempenha papel importante na redução de risco de alguns tipos de cânceres, como pulmão, estômago e fígado, e tende a diminuir a pressão sanguínea e os níveis de colesterol. A alicina atua como bloqueadora da ação de nitrosaminas e da aflatoxina, que são potentes causadoras de câncer.

FRUTAS CÍTRICAS: a laranja, o limão a mexerica e a lima possuem terpenos e limonóides, que protegem o organismo de substâncias que estimulam a formação de câncer. Outro efeito produzido por essas substâncias é a redução da taxa de colesterol do sangue. Essas frutas também possuem vitamina C, que antioxidante.

CHÁ VERDE: também conhecido como chá chinês, possui substância chamada catequina que provavelmente reduz o risco de desenvolvimento de alguns tripos de cânceres, como de mama.

UVAS E VINHOS: a casaca da uva (e por isso o vinho) contém compostos fenólicos, resveratrol e quercetina, que diminuem o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares e a arteriosclerose e reduzem também o risco de desenvolvimento de vários tipos de cânceres. Mas, cuidado ! O consumo de vinho acima de um cálice por dia torna-se prejudicial à saúde. O álcool é um dos fatores desencadeantes de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, fígado, cólon, reto e mama. além de prejudicar a digestão e a função do fígado, se consumido em excesso.

CEREAIS: principalmente os integrais ( que não passam por refinamento) são ricos em fibras, carotenóides, tocoferóis e tocotrienóis, selênio e fenóis. Graças a esses componentes, os cereais têm a capacidade de reduzir o colesterol sanguíneo e diminuir o risco de desenvolver câncer nos orgãos digesttórios, principalmente de estômago, cólon e reto.

VERDURAS E FOLHAS EM GERAL, SEMENTES, CASCAS E TALOS DE HORTALIÇAS: são ricas em fibras insolúveis que auxiliam no funcionamento do intestino grosso e reduzem a incidência do câncer de pâncreas, cólon, reto, mama e útero.

PEIXE E ÓLEO DE PEIXE: contêm ácido graxos ômega-3, que diminuem as chances de se desenvolver doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, a arteriosclerose e complicações de doenças inflamatórias. Também ajudam na redução de câncer de mama, cólon, próstata, pulmão e laringe.

LEITE E DERIVADOS: possuem cálcio, que reduz o risco de osteoporose e do câncer do cólon. Leites fermentados e alguns tipos de queijo possuem também probióticos, que agem na flora bacteriana do intestino, dificultando a fixação de bactérias prejudiciais à saúde, melhorando o aproveitamento de determinados nutrientes. Os probióticos também reduzem o risco de c^ncer de cólon e controlam os níveis de colesterol no sangue

Nutricionista Mariana Corrêa de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário